segunda-feira, 8 de abril de 2013

Nova delegacia na Baixada

Direto da ALERJ

Uma nova delegacia para a investigação de homicídios, 150 novos policiais militares para serem alocados nos batalhões locais e mais a construção da Região Integrada de Segurança Pública, um prédio onde trabalharão juntos os chefes da Polícia Civil e da Polícia Militar da região, com o objetivo de gerir o trabalho da força de segurança estadual na Baixada Fluminense. Todas essas medidas foram anunciadas pelo subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança, Roberto Cesário de Sá, na última sexta-feira, 05, durante audiência pública, organizada pela Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, na Câmara Municipal de São João de Meriti. O deputado Iranildo Campos (PSD), que presidiu a audiência, afirmou que pretente sugerir um Plano Regional de Segurança Pública para a Baixada, através de um documento que será debatido com os prefeitos da região.
“A segurança sempre foi um problema aqui na Baixada. Hoje, foram levantadas algumas questões e vamos, pessoalmente, levar esse debate a cada uma das cidades”, comentou o parlamentar, ressaltando a “deficiência histórica da região em relação ao efetivo das polícias”.
“A demanda aqui sempre foi grande. Temos o objetivo de formar 500 policiais por mês. Na primeira turma, 30% desses formandos virão para a Baixada”.
Para ilustrar o debate, o Instituto de Segurança Pública (ISP) apresentou números que apontaram a diminuição nos índices de homicídios, roubo de automóveis, autos de resistência e roubo de residências em todo estado do Rio entre 2007 e 2012. Essa redução, porém, mostrou-se mais lenta na Baixada Fluminense, de acordo com o ISP.
Na opinião do prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, a violência atual nas cidades da região tem como motivo a migração de traficantes que atuavam na capital fluminense e a falta de planejamento na distribuição dos policiais militares e civis.
“Um exemplo é a Rocinha, no Rio, onde há 700 policiais. São 90 moradores para cada policial. Enquanto isso, aqui temos 270 PMs para mais de 460 mil habitantes. É um policial para cada 1.697 habitantes”, apontou.
Também participaram do encontro os deputados Flávio Bolsonaro (PP), Janira Rocha (PSol), Luiz Martins (PDT), Geraldo Moreira (PTN), André Ceciliano (PT), Thiago Pampolha (PSD) e Rosangela Gomes (PRB). Os deputados federais Marcelo Matos (PDT/RJ), Andreia Zito (PSDB/RJ), Walney Rocha (PTB/RJ) e Simão Sessim (PP/RJ) acompanharam a discussão. Além deles, participaram também o presidente da Câmara de Vereadores de São João de Meriti, Joel Rodrigues Sobrinho (PSC); a promotora de Justiça da Procuradoria do Estado Adriana Lucas Medeiros; e a vereadora do Rio Verônica Costa (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário